Artigos

28/09/2018

Pointer Inglês

Leal, Trabalhador e Amável

Grupo 04: Cães de Caça

Função: Cão de Aponte

País de Origem: Grã-Bretanha

Expectativa de Vida: 12-15 anos

Tamanho: Machos 63-69 cm/ Fêmeas 61-66 cm

 

O nobre Pointer Inglês expressa bem o poder e a graça canina. São verdadeiros aristocratas do mundo esportivo canino sendo um dos mais emblemáticos cães de caça. Ganharam muita popularidade também por seu temperamento leal, inteligente, disposição para o trabalho e sua agilidade.

 

HISTÓRIA DA RAÇA

 

O nome Pointer significa “ponteiro” e é uma descrição do papel que estes cães vem desempenhando há muitos séculos. Sua origem remete a diversos cães caçadores, como os galgos e Spaniels. Os primeiros pointers foram utilizados no século 17, anteriormente as armas de fogo. Nessa época o pointer era utilizado na caça a lebres, sendo acompanhado de outros cães do tipo galgos. O trabalho do pointer era localizar e apontar a presa, para que então os outros cães a perseguissem.

No início do século 18, o pointer encontrou o seu lugar como um localizador de pássaros. A caça de aves tornou-se popular na Grã-Bretanha e a função do pointer era localizar a ave, indicar o local com sua clássica posição de aponte e permanecer imóvel até o caçador preparar a arma e efetuar o disparo. O pointer também tinha a tarefa de buscar a ave abatida e trazê-la ao caçador.

O desempenho do pointer é excelente e por isso muitos entusiastas da raça dizem que nenhum cão de aponte trabalha melhor que o Pointer Inglês. Sua popularidade continuou crescendo e muitos países tentaram desenvolver o seu próprio tipo de pointer, como foi o caso do Pointer Espanhol.

Hoje a posição de aponte do Pointer Inglês tornou-se um símbolo do bom trabalho dos cães de caça e aponte, e esses cães tornaram-se muito conhecidos apesar de não tão requisitados como cães de companhia.

 

CARACTERÍSTICAS E CUIDADOS

 

O Pointer Inglês é um cão de caça focado, capaz de correr longas distâncias por horas para localizar suas presas. Portanto essa raça depende de muito exercício físico para que possam ser plenamente saudáveis. Por isso são indicados para viver em grandes espaços e para famílias que poderão suprir suas necessidades físicas e emocionais. São cães de temperamento muito gentis e doces, tendo um bom relacionamento com crianças e outros cães, porém caso se sintam entediados podem tornar-se destrutivos.

 

Consulte o padrão da raça Pointer Inglês: http://sobraci.com.br/padrao-de-raca-info.php?id=21