Artigos

19/06/2018

Beagle

Amigável, Enérgico e Carinhoso

Grupo 04: Cães de Caça

Função: Cão Farejador

País de Origem: Inglaterra

Expectativa de Vida: 10-15 anos

Tamanho: 33-40 cm

 

Os criadores do Beagle o descrevem como um cão alegre, amoroso e sociável, todas as qualidades que formam um excelente cão de família. Por essas características o Beagle têm sido um dos cães de caça mais populares em todo o mundo. Além disso, são curiosos, inteligentes e muito enérgicos, necessitando de muita diversão.

 

HISTÓRIA DA RAÇA

A origem dessa raça antiga vem sendo estudada a séculos. Até mesmo o nome da raça é envolto em mistério. Alguns acreditam que deriva da palavra gaélica “beag” (pequeno), enquanto outro acreditam que se refere a um termo francês para o som que os cães de caça fazem durante a caçada, “be’geule”.

Existem relatos de cães de caça pequenos, utilizados na captura de coelhos e lebres na Inglaterra muito antes da chegada das legiões romanas, em 55 a.C. Nos anos 1500, a maioria dos nobres ingleses tinham cães de grande porte que rastreavam veados, e cães menores para seguir as lebres. Estes cães menores, compactos e robustos são os ancestrais do Beagle moderno.

A frase “caça a pé” é vital para entender o motivo do apreço pelos Beagles por parte dos caçadores na Inglaterra, Europa e posteriormente na América do Norte. Ao contrário dos cães de grande porte, como Foxhound, que precisavam ser seguidos a cavalo durante a caça, o Beagle poderia ser acompanhado caminhando. Aqueles que não podiam se dar ao luxo de caçar a cavalo, ou nobres idosos demais para passar longos dias montados em cavalos, poderiam facilmente acompanhar um Beagle a pé em uma caçada.

Por essas incríveis habilidades na caça, inteligência, alegria, excelente habilidade de adaptação e expressões encantadora, o Beagle tornou-se um dos cães mais populares do mundo, tanto em campos de caça quanto nos lares com suas famílias.

 

CARACTERÍSTICAS E CUIDADOS

Beagles são muito dóceis, carinhosos e brincalhões. São excelentes cães para famílias, sendo muito paciente com crianças e sociáveis com cães. É muito raro esses cães demonstrarem qualquer sinal de agressividade. O principal trabalho com os Beagles será o de entretê-los, pois esses cães possuem muita energia, e caso fiquem sem atividades podem destruir o que ver pela frente. Portanto podem ser ótimos cães para apartamentos, desde que tenham um bom exercício diário.

Beagles também tem tendência a obesidade, então é necessário uma atenção e cuidado especial com a dieta para cães dessa raça, sempre controlando o peso com uma alimentação adequada e exercícios regulares.

 

Consulte o padrão oficial da raça: http://sobraci.com.br/padrao-de-raca-info.php?id=36

Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade