Entidade de Cinofilia

Todos os animais de raça pura possuem uma organização que os representa. Existem em todo o mundo entidades de equinos, bovinos, caprinos, aves, gatos, cães, peixes, etc.

As sociedades cinófilas caninas surgiram no século 19, na Inglaterra, e desde então desempenham a função, no mundo todo, de registrar esses cães de raça pura, dar suporte técnico e promover oportunidades de aprimoramento ao criador, entre
outras atuações.

Sendo assim, o papel de uma entidade cinófila vai muito além da emissão do pedigree. Entendemos que para realizar essas funções, é essencial que se tenha:

Estrutura e Atendimento:
É de suma importância ter pessoas com experiência que conheçam os mecanismos e normas para se fazer registros, abrir canis, acasalamentos, etc.

A Sobraci Matriz possui uma equipe na área de atendimento, com membros com quase 20 anos de experiência, sempre à disposição do criador.

Além do atendimento na Matriz, temos atualmente mais de 80 Núcleos (Representantes) em todo país, agilizando os serviços solicitados e auxiliando os criadores locais.

Dirigentes Cinófilos
Uma entidade de cinofilia precisa ser dirigida por um Cinófilo (criador). Como uma organização pode representar criadores, se quem dá as direções não faz parte deste grupo? Como poderia entender os dilemas da criação?

Na Sobraci todos os dirigentes, são criadores de cães. Isso faz toda diferença.

Promover a Cinofilia:
As sociedades de cinofilia são responsáveis por promover e realizar eventos que fortaleçam a cinofilia nacional, incentivando a preservação das raças caninas, a criação de qualidade e uma posse responsável dos animais.
 
Dentre esses eventos, temos por exemplo:
- Exposições gerais de todas as raças e especializadas;
- Provas de adestramento;
- Provas de Guarda e Proteção;
- Provas de agility;
- Campeonatos de Groomer;
 
Nesses eventos o criador pode apresentar o seu trabalho, que será julgado por um juiz do quadro da SOBRACI ou de um dos clubes internacionais filiados à WKU. Esses juízes podem conceder títulos aos cães (como campeão, grande campeão ou campeão internacional). Um canil com cães titulados é um bom indicador de que se trata de um canil sério, cujo proprietário é um criador responsável e preocupado com o aperfeiçoamento de seus exemplares.
 
Juízes
Um quadro de juízes cinófilos, é um grupo de especialistas em cães, que devido a experiência comprovada, cursos e treinamento, são aptos a julgarem cães de raça, de acordo com os padrões rácicos estabelecidos.

Por isso, não há possibilidade de se realizar uma exposição ou avaliar um cão para um Registro Inicial, por exemplo, sem um juiz de cinofilia.

Anualmente a SOBRACI realiza seu curso de árbitros, para a formação de novos juízes. Nesses cursos, os candidatos a árbitros são acompanhados por uma banca de juízes, estudando a anatomia canina, regulamentos de exposição, princípios de genética e padrões de cada raça. Como conclusão de curso, os candidatos devem apresentar uma monografia e julgar uma exposição. Caso sejam aprovados, passam então a integrar o quadro de árbitros da SOBRACI e WKU, sendo habilitado a julgar exposições nacionais e internacionais.

Um árbitro cinófilo é o único legalmente capaz de emitir um laudo para atestar se um exemplar canino é ou não de raça pura.

Desde sua fundação, a Sobraci luta por uma cinofilia democrática onde há espaço para todos. Porém, acreditamos que entidades cinófilas não podem se resumir a simples emissoras de papel.

A credibilidade de um pedigree é conquistada com trabalho árduo e dedicação, e a soma de todos esses fatores, torna um pedigree forte.

Por tudo isso que o pedigree Sobraci é o escolhido pela maior Rede Pet Shop do mundo (Petland) e pelo Depósito de munição do Exército Brasileiro, pela Marinha do Brasil e pelos sistemas prisionais do Estado de São Paulo.

Sobraci é uma entidade Cinófila, dirigida por Cinófilos.

Isso Faz toda diferença!

Cadastre-se agora mesmo na sobraci e receba diversas novidades diretamente