O Pedigree ou Certificado de Registro Genealógico, é um documento essencial na criação de cães de raça pura. Com ele o criador poderá guiar sua criação, com base em um estudo dos antepassados dos cães, e realizar um aprimoramento rácico. O Pedigree também é um certificado de que, de acordo com a informações fornecidas pelo criador, o cão é de raça pura.

A SOBRACI foi a pioneira em inovação tecnológica na emissão de pedigrees no Brasil, criando um sistema online para confecção e armazenamento destes documentos. Desta forma o tempo para emissão de um documento foi amplamente otimizado e todos os pedigrees podem ser consultados em nosso site pelos proprietários dos cães.

 

 

 

Basta entrar em contato com um de nossos núcleos, que você poderá encontrar aqui em nosso site.

- Deverá ser enviado o formulário de ninhada com todos os dados dos cães preenchidos: nome, sexo, raça, cor, data de nascimento e microchip (caso tenha);

- Enviar uma cópia do pedigree dos pais, que devem estar no seu nome ou com uma autorização do proprietário legal dos cães (caso não tenha o pedigree de pai e mãe veja Registro Inicial);

- Realizar o pagamento e aguardar a confecção, podendo ser retirados nos núcleos ou entrega via correio.

Para visualizar o formúlario de registro, clique aqui

Os pedigrees na Sobraci custam a partir de R$42,00. Veja a tabela de preços.

Graças ao nosso sistema online, os pedigrees SOBRACI ficam prontos em até 48 horas (Sem
contar o tempo de entrega via Correios, que pode variar para cada região)

1) Dados do Cão

A primeira informação encontrada no pedigree são os dados do cão: nome, sexo, raça, cor, data de nascimento, número de microchip, número de registro no studbook e canil de origem.

Essas informações são equivalentes a um certificado de garantia. Elas atestam, de acordo com as informações fornecidas pelo criador, de que um cão é de determinada raça. Caso adquira um animal mestiço, o pedigree é a garantia de um respaldo legal, e de que pela lei o vendedor do cão será responsabilizado e obrigatoriamente terá que indenizar o comprador.

O que pode não ocorrer quando um cão não tem pedigree, pois o vendedor/criador poderá alegar que o cão vendido foi um mestiço. Todas as informações dos filhotes registrados na Sobraci ficam armazenados em um sistema online, podendo ser requeridas pelo criador ou proprietário legal do cão.

 

 2) Propriedade do Cão

O pedigree é o único documento que atesta a propriedade do cão. Normalmente os pedigrees são emitidos no nome do proprietário do canil de origem, portanto é muito importante ao adquirir um cão realizar a transferência de propriedade, de acordo com a lei de posse responsável em vigor (PL 121/99). A Sobraci só fornece informações ao proprietário legal do cão.

 

 3) Árvore Genealógica

Temos então por último as informações dos ancestrais do cão, até os seus trisavôs. Essas informações são as menos compreendidas, mas na realidade são as mais importantes para realizar uma boa criação e aprimoramento da raça.

Com a árvore genealógica em mãos podemos verificar quais exemplares foram utilizados na criação, se os antepassados possuem títulos como campeão, grande campeão, campeão internacional, etc. Muitos antepassados titulados, indicam que seu cão descende de uma criação de qualidade comprovada e tem grandes chances de ser um bom exemplar da raça.

É possível também verificar os tipos de cruzamentos que foram utilizados, um inbreeding (cães com parentesco muito próximo, como irmãos, ou pais com filhos), linebreeding (entre cães parentes, mas não diretamente, como tios e sobrinhas) ou outcross (quando os pais não apresentam nenhum parentesco). Com o estudo dessas linhagens e cruzamentos, o criador pode ter uma direção de como utilizar esse cão em sua criação, ou até mesmo se vale a pena utilizá-lo na procriação. Por exemplo, se um cão apresentar ancestrais próximos com doenças genéticas ou graves desvios comportamentais, sua utilização para reprodução deverá ser seriamente avaliada. Também em raças em que o cruzamento entre determinadas cores é indesejável ou até proibido, as informações das cores dos antepassados estarão registradas na árvore genealógica.

Com base nisso, vemos que o pedigree é uma importante ferramenta para o criador e proprietário do cão. Seria praticamente impossível trabalhar no aprimoramento das raças sem essas informações.

Lembramos também que ao adquirir um filhote, além da análise do pedigree, é de suma importância um bom estudo da raça, uma boa conversa com o criador e uma análise dos filhotes. Dessa forma o criador poderá te auxiliar, tendo como base o que você espera do cão.

 

  • Foto do Cão (opcional)
  • Foto de pai e mãe (opcional)
  • Número de microchip (caso o cão seja microchipado)
  • Nome de todos os filhotes registrados da ninhada
  • Resumo do padrão de raça
  • Consulta online do pedigree
  • Reconhecimento Internacional do documento
  • Títulos obtidos pelos cães e antepassados

A Sobraci é membro filiada a WKU- World Kennel Union, com sede na Ucrânia, e a FECAM- Federação Canina do Mercosul, com sede na Argentina. Essas organizações congregam diversas sociedades cinófilas no mundo todo, em todos os continentes. Garantindo assim o reconhecimento do pedigree e dos títulos emitidos pela Sobraci em praticamente todos os países do globo.

Sim, todos os cães precisam estar vinculados a um canil filiado a Sobraci.

Cadastre-se agora mesmo na sobraci e receba diversas novidades diretamente