AKITA AMERICANO

APARÊNCIA GERAL: Cão de tamanho grande, de estrutura sólida, bem balanceado, com muita substância e ossatura pesada. A cabeça larga, formando um triângulo obtuso, com focinho profundo, olhos relativamente pequenos, e as orelhas eretas, portadas para frente quase em linha com o pescoço, que é uma característica da raça.
PROPORÇÕES IMPORTANTES • A relação da altura na cernelha com o comprimento do corpo é de 9 para 10 em machos e de 9 para 11 em fêmeas. • A profundidade do peito é igual à metade da altura do cão na cernelha. • A distância da ponta da trufa ao “stop” corresponde à distância do “stop” ao occipital representando como 2 para 3.

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: Amigável, alerta, receptivo, digno, dócil e corajoso. CABEÇA: Maciça, mas em equilíbrio com o corpo, sem rugas quando o cão está em repouso. Vista de cima, a cabeça forma um ângulo obtuso.

REGIÃO CRANIANA: Crânio: Plano e largo entre as orelhas. Um sulco superficial estende-se bem acima da testa. Stop: Bem definido, mas não muito abrupto.

REGIÃO FACIAL: Trufa: Larga e preta. Ligeira despigmentação é aceita apenas em cães brancos, mas preta (bem pigmentada) é sempre preferível. Focinho: Largo, profundo e cheio. Lábios: Pretos. Não pendentes; língua rosa. Maxilares / Dentes: Maxilares não arredondados, mas uniformes; fortes e poderosos. Dentes fortes com regular e completa dentição (permitido falta de PM1 e M3). Mordedura em tesoura é preferível, mas em torquês é aceitável. Olhos: Marrons escuros, relativamente pequenos, não proeminentes, de forma quase triangular. As pálpebras são bem aderentes e pretas.
Orelhas: Firmemente eretas e pequenas em relação à cabeça. Se a orelha for dobrada para frente, para medir seu comprimento, a ponta deve tocar a borda da pálpebra superior. As orelhas são triangulares, ligeiramente arredondadas nas pontas, largas nas bases, não inseridas muito baixas. Vistas de perfil, as orelhas são anguladas ligeiramente acima dos olhos em prolongamento com a linha (superior) do pescoço.

PESCOÇO: Grosso e musculoso, com um mínimo de barbela, comparativamente curto, alargando gradualmente em direção aos ombros. Uma curvatura pronunciada da nuca se funde harmoniosamente na base do crânio.

TRONCO: Mais longo do que largo. Pele não muito fina, nem muito aderente ou muito solta. Dorso: Reto. Lombo: Firmemente musculoso. Peito: Largo e profundo. Costelas bem arqueadas com caixa torácica bem desenvolvida, linha inferior moderadamente recolhida. Linha inferior e ventre: Moderadamente recolhida.

CAUDA: Larga e bem revestida de pelos, de inserção alta e portada sobre o dorso ou contra o flanco, enrolada em 3/4 do seu tamanho, completamente ou em duplo caracol, sempre caindo sobre ou abaixo do nível do dorso. Em cauda com 3/4 de caracol, a ponta cai bem para baixo dos flancos A raiz da cauda é grossa e forte. A vértebra terminal (ponta) da cauda alcança a ponta do jarrete quando desenrolada ou puxada para baixo. Pelagem dura, reta e densa, sem aparência de pluma. MEMBROS ANTERIORES: Aparência Geral: Pernas dianteiras de ossatura forte e retas quando vistas de frente. Ombros: Fortes e possantes, com uma inclinação moderada para trás. Metacarpos: Ligeiramente inclinados para a frente em um ângulo de aproximadamente 15° para a vertical.

 POSTERIORES Aparência Geral: Fortemente musculosos, largura e ossatura parecidas com as dos anteriores. “Ergôs” nos posteriores são normalmente removidos. Coxas: Fortes, bem desenvolvidas, paralelas quando vistas por trás. Joelhos: Moderadamente angulados. Jarretes: Bem descidos, não virando nem para fora nem para dentro. Patas: Retas, pés de gato, direcionados para frente; dedos bem arqueados com almofadas grossas.

MOVIMENTAÇÃO: Poderosa cobrindo o solo com alcance e propulsão moderados. As pernas posteriores se movem na mesma linha que as pernas anteriores. O dorso se mantém forte, firme e reto.

PELAGEM Pelo: Duplo pelo. Subpelo grosso, macio, denso e mais curto que o pelo externo, que é reto, áspero/duro e ligeiramente afastado do corpo. O pelo na cabeça, na parte de baixo dos membros e nas orelhas, é curto. O comprimento do pelo na cernelha e sobre a garupa é de aproximadamente 5 cm, o qual é ligeiramente mais longo que no resto do corpo, exceto na cauda, onde a pelagem é mais longa e mais abundante.

Cor: Qualquer cor, como vermelho, fulvo, branco, etc; ou também malhado e tigrado. As cores são brilhantes e claras, e as manchas são bem balanceadas com ou sem máscara ou faixa branca. Cães brancos (de cor sólida) não têm máscara. Os malhados têm uma cor de fundo branca com grandes manchas igualmente distribuídas cobrindo a cabeça e mais de 1/3 do corpo. O subpelo pode ter uma cor diferente que a do pelo externo (cobertura).

TAMANHO Altura na cernelha: Machos: 66 a 71 cm (26-28 polegadas). Femeas : 61 a 66 cm (24-26 polegadas).



Cadastre-se agora mesmo na sobraci e receba diversas novidades diretamente